quinta-feira, 13 de maio de 2010

Shocked!

Posted in by ~ Thiago | Edit
Dia corrido, aulas, estágio e, hoje, eu ouvi algo um tanto quanto estranho. Eu estava conversando com o outro professor de Inglês lá da Intelecto sobre os alunos. E ele me disse que aquelas crianças não tem tempo de serem crianças... Estudam pela manhã, vão pra Intelecto ter mais aulas a tarde e à noite eles vão para casa. A maioria delas está na metade do fundamental (6º/7º ano) e os pais não os deixam brincar. Alguém me explica uma coisa dessas? A infância é uma das fases da vida que a gente mais aproveita! É quando nós temos a chance de sermos aquilo que somos, sem nos importar do que o outro acha de nós. Amigos de um dia viram os melhores de todos, uma briga dura apenas dois segundos - o tempo de trocar de brincadeira. De que vale jogar crianças de 10/11 anos no meio de um coliseu educacional e mandá-los competir e ser melhor que o outro? Dizer que eles estão se preparando para a UnB ou qualquer outra Universidade pública é, no mínimo, conversa pra boi dormir. Eu sei que algumas crianças tem dificuldades de aprendizado, precisam de um auxílio extra a escola em diversas matérias e o mundo adulto não deixa que pais disponibilizem tempo para ensinar os filhos. Mas deixá-los no reforço só para ocupar o tempo deles não adianta! As crianças tem mentes criativas... Elas precisam exercitar aquilo que borbulha dentro de suas cabeças, e é somente assim que nascerão novos Machados de Assis, Darwins e grandes homens de nossa história. Chomsky mesmo diz que o ser humano tem uma língua criativa e se as crianças não exercitarem toda a sua potencialidade livremente, do que adianta tanto conhecimento latente?

Eu só acho que crianças precisam ser crianças... Deixar o pé no chão, subir em árvores, correr, se sujar... Que se preocupem com as competições desse mundo besta mais tarde!

1 comentáriosShocked!


  1. Lucas G. says:

    a infância hoje em dia não é a mesma coisa de até mesmo 10 anos atrás - as crianças não são mais tão felizes como nós, não brincam tanto na rua socialmente com os amiguinhos como nós. Hoje há o videogame e a internet, que robotizam e tornam cada vez mais sedentarias as crianças.
    Logo, se vê que sociedade caminha para um mundo de adultos inteligentes que saberão conduzir a tecnologia, mas que serão infelizes e não saberão conduzir suas vidas sociais, pois as interações humanas estão cada vez mais fracas, começando por nossas crianças.

    14 de maio de 2010 às 12:59

Leave a Comment